sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Guajiru lança campanha em defesa do mangue

A Associação Guajiru lança campanha de conscientização nacional na Paraíba "Mangue Faz a Diferença", alertando sobre os riscos que as mudanças no Código Florestal trazem para futuro desses ecossistemas. O evento acontece na Praia de Intermares, em Cabedelo, até o dia quatro de fevereiro. A campanha trará ações de conscientização e palestras e tem coordenação nacional da Fundação SOS Mata Atlântica e local da Associação Guajiru.

Até esta sexta-feira, a Associação Guajiru fará plantões e palestras sobre o tema, para os interessados. Neste sábado, haverá o cortejo de enterro do caranguejo, o abraço simbólico ao manguezal, limpeza da praia, palestras e mesa de frutas. O show da banda de forró pé-de-serra "Os Gonzagas" vai animar ainda mais o evento. A partir de domingo, a mobilização permanece na sede da Associação, com palestras. A hashtag nas redes sociais é #MangueFazaDiferenca.

Tendo em vista as novas alterações no Código Florestal Brasileiro, 163 organizações da sociedade civil brasileira lançaram esta campanha em todo o país e o Manifesto a Favor da Conservação dos Manguezais Brasileiros. A campanha tem eventos programados nas praias de doze estados brasileiros.

Desde a sua formação, o novo Código vem gerando polêmica e promovendo discussões. Ele propõe a consolidação de ocupações irregulares e urbanas até 2008, em manguezais, e permite novas ocupações em mais de 35% dessas áreas na Mata Atlântica. O argumento é permitir a carcinicultura, criação de camarões.

Além disso, prevê a redução de até 50% das Áreas de Preservação Permanente (APP) desmatadas em margens de rios com até dez metros de largura. De acordo com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), essa medida acarretará escassez de água por causa do assoreamento, da contaminação por agrotóxicos e o comprometimento do equilíbrio ambiental dos estuários e manguezais.

Com Márcia Dementshuk e Vanessa Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário