sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Antares Comunicação convida paraibanos para o combate ao câncer infantil


Será nesse sábado, dia 28 agosto, o McDia Feliz 2010, a maior campanha em prol do combate ao câncer infantojuvenil do país. A ação acontecerá na rede Mcdonalds de todo Brasil. Na Paraíba, o evento será realizado nos restaurantes de João Pessoa e Campina Grande. Entre as empresas McAmigas que apoiam a causa está a Antares Comunicação.

A campanha do Instituto Ronald McDonald vem contribuindo, desde 2003, para grandes melhorias na Ala Infantil do Hospital Napoleão Laureano, que começou seu trabalho em uma pequena sala que servia de ambulatório para o atendimento às crianças. Com a ajuda de parceiros e do arrecado com o McDia Feliz, através da Associação Donos do Amanhã, a instituição passou por muitas reformas e uma nova ala ambulatorial já está em uso. São 600m2 de área totalmente voltada ao atendimento e assistência à criança carente portadora de câncer. A ala infantil foi equipada com quatro consultórios pediátricos e um para cirurgia infantil, além de consultórios odontológico, psicológico, para nutricionista e para assistente social.

O espaço conta também com uma ampla sala de quimioterapia ambulatorial, outra de fisioterapia completa, uma brinquedoteca, e salas para coleta de exames de sangue e para procedimentos. Os banheiros foram reformados, seguindo a divisão de pediátrico e para acompanhantes. Uma nova recepção também foi construída. Para a diretora da Associação Donos do Amanhã, Andréa Gadelha, os ganhos com a campanha foram muitos. “As crianças já estão usufruindo do espaço ambulatorial, que trouxe um ambiente menos hostil para o tratamento do câncer. Aqui a criança é mais criança”, destaca a médica, que também é a coordenadora da campanha McDia Feliz na Paraíba.

A diretora explica que, com a campanha 2010, o dinheiro arrecadado será direcionado para a construção de uma nova unidade de internação na ala infantil. “O objetivo é humanizar a internação e diminuir a quantidade de internações pelas intercorrências”, observa. Hoje, a estrutura de internação é formada por três enfermarias, que abrigam até cinco crianças cada. Estas, juntas com seus acompanhantes, dividem o mesmo ambiente e banheiro, o que contribui para a morbidade das internações hospitalares, com cruzamento de infecções por estarem em enfermarias conjuntas.

A proposta então é construir espaços individuais para as crianças durante o período que estiverem no hospital. “Vamos fazer quartos separados, que podemos chamar de apartamentos. Eles não são de forma nenhuma considerados ‘luxo’ para este tipo de patologia. Temos que separar as crianças internas: em fase de diagnóstico; crianças com intercorrências sérias causadas pela doença; pacientes em estado terminal; separar as infecções das quimioterapias, entre outras divisões que são necessárias”, detalha Andréa Gadelha.

A meta para esse ano é vender 11 mil sanduíches, ao valor de R$ 8,50. Toda a importância arrecadada será direcionada para a construção dessas enfermarias isoladas, que já tem projeto pronto e aprovado pelo próprio Instituto Ronald Mcdonald desde o ano passado. A diretora do Donos do Amanhã convida a todos a participarem da campanha. Os tíquetes antecipados já estão sendo comercializados e poderão ser trocados pelos sanduíches no dia do evento.

As pessoas também podem contribuir com a instituição durante todo o ano, sendo padrinho ou doando mensalmente uma cesta alimentícia de acordo com a idade e necessidade de cada criança ou adolescente. Doações em dinheiro também podem ser realizadas através das contas Banco do Brasil, agência 3396-0 e conta corrente 20.000x ou Unicred, número A62201 5282-5. Quem desejar conhecer pessoalmente a instituição e realizar sua contribuição, pode visitar a Central de Doações, que fica na rua Capitão José Pessoa, 1097, Jaguaribe. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3242-2710 ou através do e-mail andreaja@terra.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário