segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Instituição de ensino cria faculdade fictícia para debater qualidade

Com o intuito de trazer à tona a discussão sobre a má qualidade do ensino superior no país, a FESP Faculdades lançou na internet a FAIL (Faculdade de Atividades Interativas e Lúdicas), uma instituição de ensino fictícia que oferece aos estudantes opções de cursos baseados na diversão e no entretenimento, como Engenharia de Jogos com Habilitação em Dominó e em Sinuca, Ciências Gastronômicas com Habilitação em Churrasco, Sonorização Recreativa com Habilitação em Audiomobilismo, Ciências Antissociais e Filosofia de Boteco. A criação da FAIL compõe a campanha de divulgação criada pela agência SIN Comunicação para o Vestibular Agendado 2011.1 da FESP Faculdades para o curso de Direito, que inscreve até 19 de janeiro através do site http://vestibularfesp.com.br ou na sede da FESP, no terceiro piso do Manaíra Shopping. A campanha trabalha exatamente o conceito do ensino levado a sério e a FESP se apresenta como uma opção para o estudante que sabe o que quer e que vê a faculdade como um local de formação para a vida profissional e não apenas um local de encontro e socialização.
No site da FAIL (www.failfaculdades.com.br), no ar desde o dia 29 de novembro, foram disponibilizadas informações sobre os supostos cursos, biblioteca temática, vídeo-aulas, além da possibilidade de baixar diplomas nominais de qualquer um dos cursos e de fazer montagem de fotos de colação de grau na referida faculdade. Em menos de uma semana no ar, o site atraiu mais de 32 mil visitas. Em um mês, este número chegou a quase 46 mil, com uma média de 3,37 páginas internas do site visitadas e tempo médio de permanência de cada internauta superior a três minutos.




No twitter, cerca de 800 seguidores divulgaram a chegada da FAIL para milhares de pessoas, comentaram sobre os cursos e discutiram sobre a qualidade de ensino nas faculdades. A interação dos twitteiros superou as expectativas e através do site da FAIL foram feitos sorteios de kits de estudo com material dos três primeiros cursos apresentados no site e outros três cursos foram incluídos na página a partir das sugestões via Twitter. O surgimento da FAIL e os cursos ofertados pela instituição fictícia viraram assunto em blogs, portais e mereceram comentários da imprensa radiofônica.


A FAIL foi uma estratégia para que a FESP alertasse seus alunos, e aqueles que desejam ingressar na instituição, sobre a importância de buscar uma faculdade comprometida com a boa formação de seus estudantes. Através de sua campanha, a FESP demonstra também a importância de estar atenta à postura de seus estudantes, pois a realidade apresentada através da FAIL, na qual a faculdade é para o aluno apenas um ponto de encontro com os amigos e um espaço de diversão, pode ocorrer em qualquer instituição onde o ensino não seja tratado com seriedade.



Nesse contexto, surge o slogan de FAIL: Onde a vida ensina. Sem o compromisso da instituição em formar profissionais realmente preparados para o mercado de trabalho, os estudantes acabam buscando o aprendizado por conta própria ou mesmo na prática do mercado, encontrando certamente grandes dificuldades por faltar-lhes a base que deveriam ter recebido durante o curso.



Na área de Direito o quadro é ainda mais grave. O índice de reprovação no Exame da Ordem realizado pela OAB é alarmante. De acordo com informações divulgadas pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o Brasil tem hoje mais de 1.200 cursos para formação em Direito, tendo assim mais faculdades de Direito que todos os países do mundo juntos, o que exige a busca de uma instituição diferenciada. Assim apresenta-se a FESP Faculdades, que possui conceito 4 do MEC na avaliação de seu curso de Direito (melhor desempenho entre os cursos de Direito da Paraíba) e conceito 4 na avaliação de sua estrutura, pesquisa científica, monitoria, bolsas e extensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário