segunda-feira, 28 de março de 2011

Campanha da faixa de pedestre é referência para Santos

Técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da cidade de Santos, litoral de São Paulo, visitaram João Pessoa para conhecer o funcionamento do projeto que desde 2005 incorporou nos pessoenses a cultura de respeito à faixa de pedestre. A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) dará suporte técnico à CET, que pretende implantar o projeto ‘Faixa Viva’ nos mesmos moldes do que vem sendo realizado em João Pessoa.

Os técnicos informaram que escolheram João Pessoa porque aqui o projeto de respeito à faixa de pedestre deu certo. Segundo eles, outro fator determinante para o intercâmbio e a troca de experiência na Capital paraibana foram as características semelhantes à cidade de Santos, como o número de habitantes, número da frota de veículos e por ser uma cidade litorânea.

Durante dois dias, cinco componentes, entre repórter, cinegrafista, fotógrafo, o coordenador do Departamento de TV da Secretaria de Comunicação Social de Santos, Omar Bermedo, e o Diretor Operacional, Ivson Teixeira, elaboraram um vídeo institucional que será apresentado junto com o lançamento da campanha previsto para o dia 6 de maio, em Santos. O vídeo explicará como funciona o projeto de respeito à faixa de pedestre nas cidades onde ela é respeitada, a exemplo de João Pessoa.

A coordenadora da Educação para o Trânsito, Carolene Estrela, explicou que a campanha da faixa é contínua em escolas e nos principais corredores da cidade. “A campanha lançada em 2005 mostra que com educação os motoristas e pedestres tendem a incorporar novos hábitos em seu dia a dia, ficando mais seguros no trânsito e mais conscientes de que cada um tem seu espaço”, disse a coordenadora. Ela falou da importância da visita dos técnicos de Santos. “Isso mostra que nossa campanha de respeito à faixa de pedestre deu certo e serve de exemplo para outras cidades”, observou.

O diretor operacional da CET, Ivson Teixeira, disse ter ótimas referências do projeto da faixa de pedestre em João Pessoa. “É muito bem consolidado. Sabemos que foi um trabalho a longo prazo, mas seguiremos o exemplo da Capital da Paraíba” afirmou o diretor.

A campanha de respeito à faixa de pedestre da Prefeitura de João Pessoa foi criada pela Faz em 2005 com o conceito “Faça sua Parte”. A agência também foi responsável pela criação de várias campanhas de manutenção, nos últimos anos. Os técnicos da cidade de Santos saíram de João Pessoa com todas as campanhas na bagagem, que servirão de referência para o trabalho que será desenvolvido por eles.

Secom/JP – Faz (25/03/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário