sexta-feira, 4 de março de 2011

Meio digital desafia publicitários


Nos últimos 20 anos, o número de agências de publicidade da Paraíba cresceu cerca de 60%. A estimativa é do presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade na Paraíba (ABAP), Lucas Salles. Esse mercado em expansão é um dos motivos de comemoração da categoria. Um dos grandes desafios do setor na Paraíba é consolidar o trabalho no meio digital, que ainda representa menos de 20% dos projetos por conta da resistência de muitos clientes.

Salles estima que, na Paraíba, existam entre 1 mil e 1.500 profissionais atuando na área. Cerca de 60% deles são veteranos, que atuam no setor há mais de 20 anos, como o próprio presidente da ABAP, que é também proprietário da Agência 9Ideia. Uma das provas do crescimento do setor, segundo ele, foi a criação das faculdades de Publicidade e Propaganda, que formou 40% da mão de obra atuante no mercado, nos últimos dez anos. “Estes publicitários passaram pelos três cursos de Publicidade e Propaganda existentes na Paraíba – dois em João Pessoa e um em Campina Grande, mas há também profissionais oriundos dos cursos de Marketing e Administração de Empresas”, comentou Salles.

Há 20 anos no mercado, o presidente da ABAP afirma que viu muitas empresas nascerem e outras fecharem. “Mesmo assim, o número de empresas é 60% maior que há 20 anos. É claro que teve muitas empresas que se mantiveram. Para isto, é preciso manter-se atualizado, respeitar os concorrentes, se alinhar às necessidades mercadológicas e dos clientes, além de se especializar e ser criativo sempre”, resume.

O diretor de Atendimento da Faz Comunicação, Allysson Teotonio, confirma que, hoje, a situação do mercado é bem melhor que há dez anos, mas acredita que o mercado ainda é pequeno para a grande quantidade de agências. “Uma das saídas é a busca por fusões, para driblar as dificuldades do mercado. Nós mesmos temos parceiros em Campina Grande. Mas não há dúvidas de que o mercado evoluiu muito, tanto por parte do anunciante, em termos de investimento, como em relação à qualidade do trabalho das agências, que melhorou bastante”, comentou.

Ele afirma, no entanto, que a maior parte dos clientes ainda não tem consciência do próprio negócio e isto dificulta o trabalho do publicitário. “Muitos não conhecem direito os próprios produtos ou serviços. Então, fica complicado desenvolver um projeto”, afirma Teotonio.



Internet é pouco explorada por empresas

O desenvolvimento de campanhas específicas para a internet ainda é pouco significativo na Paraíba, segundo os publicitários Lucas Salles e Allysson Teotonio. Na 9Idéia, Salles afirma que estes projetos equivalem a 20% dos trabalhos desenvolvidos para a mídia tradicional (TV, rádio, impressos e outdoors). Já Teotonio afirma que a demanda mal chega a 5% por falta de interesse da maioria dos clientes. “A gente tem conseguido aprovar algumas ações junto a alguns clientes, mas há uma certa resistência por parte dos anunciantes. Todo mundo acha a internet legal, mas na ‘hora H’, eles escolhem a TV, o rádio… Recentemente, fizemos duas campanhas no twitter antes da TV para uma escola e um curso de Português. Tudo depende do perfil e do objetivo do anunciante”, afirma.

Apesar da resistência à internet, Lucas Salles defende que esta é a grande aposta do setor. “É uma demanda crescente. Todos os dias mais pessoas têm acesso às redes sociais. Essa é a nossa aposta para o futuro. Fomos precursores, quando em 1998, fomos a primeira agência de publicidade a criar um site na Paraíba. Na 9Idéia, estamos trabalhando com gestão de redes sociais, no sentido de criar projetos direcionados para essas redes e os objetivos do cliente”, destacou.

Ana Teixeira – Jornal Correio da Paraíba - 01/02/2011

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