Nesta última sexta-feira (13), uma solenidade marcou a instalação do Conselho de Ética do mercado publicitário paraibano. A iniciativa da ABAP-PB - Associação Brasileira de Agências de Publicidade da Paraíba estabeleceu procedimentos entre as agências através de uma carta-acordo, que foi publicada na ocasião e serviu como base para uniformizar ações e condutas entre as empresas do setor filiadas às entidades representativas.
O evento teve início às 19h, no hotel Verde Green, localizado no bairro de Manaíra, em João Pessoa, quando aconteceu a abertura do curso de Briefing Criativo, também de iniciativa da ABAP-PB. Max Leal, presidente da entidade, explica que a instalação do conselho busca aperfeiçoar as relações éticas, protegendo as melhores práticas do mercado, entre agências de publicidade, veículos e fornecedores.
Os compromissos assinalados na carta-acordo instituem critérios na participação em concorrências públicas e privadas, a prática de prospecção de novos clientes, a admissão de funcionários e estabelece ainda a política comercial das empresas. O conselho será formado por publicitários de cinco agências, escolhidos como representantes por unanimidade durante reuniões da entidade.
Oficina de Briefing Criativo
Além da instalação do Conselho de Ética e da publicação da carta-acordo, os publicitários participaram, na noite de sexta-feira, de uma palestra aberta ao público em geral, que iniciou o Curso de Briefing Criativo. Voltado para profissionais que já trabalham em agências de publicidade ou interessados na área, a oficina continuou no sábado, dia 14, e teve o objetivo de promover a capacitação técnica dos profissionais que trabalham nas dezenas de agências de publicidade na Paraíba.
A palestrante foi a publicitária Izabele Domingues, profissional com mais de 20 anos de experiência no mercado, consultora, professora da Universidade Católica de Pernambuco, ex-diretora de Criação da Mart Pet e da Ítalo Bianchi, além de vencedora do prêmio Profissionais do Ano.
Na oficina foram tratados temas como “briefing como documento, características e funções do briefing, o processo de brifar, os briefings e os diversos departamentos de uma agência”. A iniciativa da ABAP-PB contou com o patrocínio da Gráfica Santa Marta e da HTV Produções.
Para os interessados em aprender mais sobre como redigir um bom briefing - o conjunto de informações que resumidamente orienta a criação de uma campanha publicitária - foi o criado o facebook.com/briefingcriativo.
Segundo Max Leal, o curso foi uma oportunidade de aprendizado que não se pode perder. “Os conteúdos que Izabele apresentará darão uma noção mais aprofundada sobre a redação de um bom briefing. Não tenho dúvidas de que, tecnicamente, daremos um passo à frente”, complementou. Mais informações também serão divulgadas pelo endereço twitter.com/briefcriativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário