segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Antares cria novela no Facebook em campanha publicitária

Reforçando sua campanha "Violência contra a mulher, sua história pode ser outra", lançada dia 27 de novembro, a Antares Comunicação também explorou o ambiente digital – além de televisão, busdoor, banners e adesivos em elevadores – e através da rede social Facebook criou um perfil da personagem fictícia Maria Lúcia, que ilustra a campanha como mulher vítima de violência. O perfil, lançado na última quinta-feira, é uma iniciativa inédita dentro do ambiente digital.

A ação, inspirada no gênero "novela", se dá através de postagens diárias que retratam a violência sofrida durante 20 anos, contados em 30 dias da vida da personagem. O perfil de Maria Lucia narra, como em um diário, a violência sofrida ao longo dos anos, assim como outros momentos da sua vida. Esperança, amor, confiança, decepção, tristeza, desespero, desilusão e renovação fazem parte deste enredo que traz a tona um tema atual, mas ainda ignorado por muitos, mostrando que a mulheres em situação de violência possuem alternativas e podem virar o jogo.

A campanha foi concebida por Diego Lins, diretor de arte, e Thalles Pontes, ambos da agência. O departamento digital providenciou as estratégias para que Maria Lúcia fosse viabilizada nas redes e traduzisse a realidade de muitas mulheres. Eloísa França, que faz o monitoramento e gerenciamento do perfil, e Fani Pires, redatora, fizeram um laboratório junto a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, que solicitou a campanha, para criar o perfil e o roteiro da novela.



“Com a história da personagem pretendemos criar identificação com outras mulheres que são agredidas, de forma que tomem partido do que leem ali, se sentindo próximas, contando suas histórias e tomando consciência que não precisam passar por agressões, nem esperar muito tempo para denunciar o agressor” diz Fani Pires, redatora da novela.

Para Eloísa França, responsável pela pesquisa, monitoramento e gerenciamento do perfil, “a experiência de ajudar no trabalho de construção da Maria Lúcia, todo o trabalho de pesquisa envolvido, ouvindo as histórias de diversas mulheres que estiveram em situação de violência, fez abrir mais os meus horizontes quanto à necessidade de se ter cada vez mais uma maior divulgação dos direitos das mulheres de terem uma vida livre, com possibilidade de escolha e plena”.

Além do Facebook, onde o perfil da personagem Maria Lúcia está disponível, também são utilizadas na campanha as redes sociais Twitter e Instagram, ações de rua e endomarketing. Para reforçar o trabalho publicitário a hashtag #violenciadegenero, que já vem sendo relacionada ao assunto em todo o mundo, será incorporada à campanha.

“O grande desafio de Maria Lúcia foi montar as estratégias de mídia e encontrar a logística adequada para distribuição da informação. Estamos falando de responsabilidade social, não apenas de publicidade. Todos nos envolvemos de coração.” afirmou Denise Lemos, gerente de Marketing Digital da Antares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário