sexta-feira, 27 de abril de 2018

SPFW: a maquiagem oficial e outras parcerias

Foto: Divulgação
A semana de moda mais bem referenciada do Brasil acontecendo entre 21 e 26 de abril e o renascimento de uma das linhas de maquiagem da Natura Cosméticos sendo anunciado no evento... Falo da São Paulo Fashion Week e da Aquarela, que está com portfólio de produtos renovados, com embalagens renovadas e – o que muito nos interessa – nova forma de comunicar também.
Não é inédita a participação da marca de beleza na SPFW. Por edições consecutivas, a Natura é nome patrocinador. Nessa 45ª edição, posicionou a Aquarela como a patrocinadora máster, a maquiagem oficial da semana de moda – e, por isso, está em todos os backstages dos desfiles que você conferiu, os maquiadores estiveram em ação maquiando modelos com os produtos da linha já repaginados. Além disso, a marca ainda cocriou, pela primeira vez, produtos exclusivos com três maquiadores: o querido Marcos Costa, Amanda Schön e Rodrigo Costa. Daí, resultaram tons diferentes de sombras e batons para os desfiles. “As cores dos produtos representam o Brasil – colorido, iluminado, uma mistura de etnias absurdamente linda”, comentou Marcos Costa.
Aquarela é divulgada como a maior marca de maquiagem da Natura e, no evento, em São Paulo, lançou nova comunicação e novos produtos e embalagens – que já chegam ao mercado neste mês de abril, vendidos a preços promocionais.
A nova roupagem das embalagens da linha tem um design mais moderno e tom verde-escuro – é “a essência verde da Natura”, como diz a diretora da unidade global de maquiagem da empresa, Fernanda Rol –, que valoriza as próprias novas cores dos produtos. Você vai ver que a embalagem dos batons, por exemplo, traz, na tampa, uma borda transparente com efeito zoom, como uma lupa – posso dizer que é um diferencial que facilita identificar a cor. 
O relançamento de Aquarela reforça o conceito já conhecido de ser uma marca colorida, que valoriza a diversidade, além de ajudar a construir um legado criativo de brasilidade e beleza através da maquiagem. O novo conceito, portanto, também convida a mulher a revelar “todas as cores da sua beleza” por meio da expressão “+É+” – um trocadilho com a expressão “menos é mais” –, que significa mais produtos, cores, beleza, brasilidade e “borogodó”, aquele “algo a mais” que a brasileira tem. Esse conceito, na visão da gerente de marketing e ativação de maquiagem, Érica Vieira, “é um convite libertador, que propõe a ousadia e a quebra de regras na hora de se maquiar. Aquarela quer mostrar que não existe certo ou errado e que o ato de se maquiar é um instrumento de descoberta e empoderamento, que faz com que as mulheres se sintam mais bonitas e confiantes. Exercício diário de libertação e reconexão com nós mesmas, que faz com que a gente revele uma diferente mulher a cada dia”.
E foi para transmitir essa ideia que a marca convidou um grupo criativo composto por diretores de arte, fotógrafos, maquiadores e editores de moda para dar vida ao novo olhar da Natura Aquarela: policromático, criativo, diverso e representativo do +É+. Para esse novo jeito de comunicar, trabalharam juntos o conceito os maquiadores Rodrigo Costa, Daniel Hernandez e Helder Rodrigues, o stylist Paulo Martinez e os fotógrafos João Ávila, Josefina Bietti e Mar+Vin. A partir de agora, ensaios inspirados nas manifestações culturais e expressões artísticas do Brasil, tais como Maracatu e Cangaço, entre outros, serão vistos na revista Espaço Natura e em toda a divulgação da nova Aquarela.
Sobre a 45ª SPFW, destaco aqui na coluna a participação das marcas Osklen, PatBo, Memo e Amir Slama. A primeira desfilou o conceito do novo luxo, o que tem responsabilidade socioambiental, em parceria com a Swarovski, marca reconhecida mundialmente em produção de cristais que segue normas éticas e ambientais no processo de produção. No desfile da coleção de Inverno 2018, denominada “Asap - As Sustainable As Possible | As Soon As Possible”, os cristais foram vistos em cadarços e mochila. Já o Inverno da estilista PatBo foi desfilado em parceria com a designer de acessórios Claudia Arbex e com Manolita para a assinatura dos sapatos. A Memo apresentou performance que anunciava uma coleção cápsula junto à marca Isolda. E o estilista Amir Slama desfilou criações adornadas com acessórios de pérolas assinados pela grife Júlio Okubo.

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 27/04/2018

terça-feira, 24 de abril de 2018

Clube no Whisky no Nordeste

Sem dúvidas, manter uma garrafa de estimação num clube do whisky do seu restaurante favorito significa que gosta e se relaciona bem com aquela marca. Apostando exatamente na relação com o apreciador, a Teacher’s Scotch Whisky está fazendo ação com o rótulo 12 anos no Nordeste.

Bares e restaurantes das capitais da Paraíba, de Pernambuco e do Ceará têm, até o fim deste mês de abril, garrafas de Teacher’s 12 anos à disposição do consumidor. No total, são 18 estabelecimentos, que eu listo abaixo:

Em João Pessoa (PB): Bessa Grill, Bar Seu João, The W Restaurante.

Em Recife (PE): Confraria do Mar, The Match Strike Pub, Estrela do Mar, Escritório Zona Norte, Cia do Chopp, Escritório Petiscaria e Bar do Moraes.

Em Fortaleza (CE): Alpendre, Villa Jeri, Teresa e Jorge Bar, Confraria da Picanha, Clube Retro, Picanha do Jonas, Picanha do Jonas Fátima.

A ação do escocês super premium começou em março e contou com estratégia de engajamento, através da interação de jornalistas e influenciadores digitais. Alguns nomes foram convidados a abrirem o clube, celebrando o momento com amigos. Eu estive no The W Restaurante, no bairro de Manaíra, e, claro, fiz uma fotinho!

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 24/04/2018

quarta-feira, 18 de abril de 2018

Rio2C – O que vimos

Foto: Divulgação
Um evento grandioso destacando o audiovisual e os seus desdobramentos. Assim defino a Rio Creative Conference, uma extensão do já tradicional Rio Content Market. A Rio2C, numa abreviatura carinhosa e acertada, aconteceu entre os últimos dias 3 e 8, no Rio de Janeiro – é claro que em se tratando deste tema, a cidade não ia decepcionar.
Em miúdos, o que vimos na Rio2C? 
Lá vem textão!
O primeiro dia foi de boas-vindas e summit do Meio&Mensagem, canal referência quando falamos de publicidade e propaganda e, por isso, foi mais uma experiência engrandecedora para os profissionais da área que estavam por lá. A cerimônia de abertura teve homenagem ao empresário Roberto Medina, que apresentou, em primeira mão, o vídeo do novo projeto, um festival chamado “Zaytrons – Planeta de Andrômeda”, que vai misturar música, games, entretenimento e discussões socioambientais, a partir de uma temática alienígena. “As atividades criativas e culturais contribuem para o desenvolvimento do país, gerando renda e empregos. Não estamos fazendo a defesa de um setor. Estamos falando do que é fundamental para que o Brasil realize seu potencial e se torne o país com o qual sonhamos. O nosso desenvolvimento tem que ter, na economia criativa, um de seus pilares”, ele disse.
Entre os dias 4 e 6, aconteceram conferências diversas:
No segundo dia da Rio2C, os cantores Emicida, Karol Conká e Johnny Hooker contaram a relação que têm com a música. E, ainda, num debate transversal de música e audiovisual, o produtor musical Adam Anders, de “Glee”, “American Horror Story”, “High School Musical” e “Hannah Montana” relatou a experiência de criar canções para live-action, séries e filmes, além de contar um pouco mais sobre o novo desafio na criação de uma série musical autobiográfica;
Também envolvendo música, foram realizados os painéis: “Direito autoral & obra audiovisual”, “Direito autoral e sincronização”, “Políticas para a música”, “Com a palavra: as gravadoras”, “Com a palavra: os empresários”, e “Com a palavra: os produtores musicais”;
Já o produtor Ron Yerxa, fundador e diretor da Bona Fide Productions, destacou a trajetória no cinema independente, exibiu e debateu cenas finais de grandes filmes da produtora, como "Pequena Miss Sunshine", "Nebraska", "King of Hills" e "Election”.
E, da Creative Artist´s Agency (CAA), Nick Lafferty falou sobre o desenvolvimento e empacotamento de talentos, destacando a experiência com atores brasileiros no contexto internacional e comentando alguns casos de sucesso;
O painel “A arte da direção” refletiu aquela força da mulher brasileira, com as diretoras Amora Mautner, Carolina Jabor, Flávia Lacerda, Laís Bodanzky e Sandra Kogut debatendo estilos de dramaturgia, roteiro, relação com atores e desafios da carreira. Em inovação, os principais temas foram “Repensar a educação através dos games”, “Filosofia, mídias imersivas e teoria da simulação”, “VR e AR – Futuros possíveis”, “Vice e a cena maker”, “Além do livro: o futuro da educação” e “Inovação e transformação social”;
O canal de TV aberta SBT, por exemplo, se uniu às produtoras Mixer Films e à Formata Produções para apresentar novidades para este ano, como as séries “A Garota da Moto”, já em fase de produção, e “Z4”, novo projeto em parceria com a Disney Channel;
A HBO Latin America promoveu o painel “HBO apresenta – Novas Narrativas: Alta Qualidade”, onde o vice-presidente corporativo de Produções Originais da marca, Roberto Rios, ao lado de produtores e diretores, apresentou novas séries para o Brasil e abordou diferentes aspectos da parceria criativa e oportunidades no desenvolvimento das coproduções e produções por aqui;
Ainda sobre a HBO, a vice-presidente executiva global Amy Gravitt fez o painel “Comédia & Culturas”, explanando sobre o processo e desenvolvimento de comédias originais, as especificidades narrativas de diferentes culturas que demandam conhecimento local e como internacionalizar o gênero;
A Elo Company, que identificou que, em 2017, diversos conteúdos audiovisuais dirigidos ou protagonizados por mulheres quebraram recordes, surpreenderam o público e abocanharam as principais premiações globais, lançou o selo “Elas”, de olho nessa demanda, e se colocou à disposição de interessadas (que devem enviar os projetos para o e-mail seloelas@elocompany.com). O selo tem a atriz Camila Pitanga como madrinha e foi lançado com nove filmes contratados: “Amores de Chumbo”, de Tuca Siqueira; “A chave de casa”, de Simone Elias; “Aos olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo; “É tempo de amoras”, de Anahí Borges; “Fairplay”, de Malu Schroeder, e “Rir para não chorar”, de Cibele Amaral. Três documentários também estão selecionados para a primeira fase do projeto: “Meu querido supermercado”, de Tali Yankelevich; “Soldado sem arma”, de Maria Carolina Telles e “Torre das donzelas”, de Susanna Lira. A expectativa é que esses filmes cheguem ao público até 2020. “A Elo atua há 15 anos na vanguarda do audiovisual. Buscamos sempre criar pontes que amplifiquem o potencial comercial do conteúdo de nossos clientes. O selo busca aumentar o potencial artístico e comercial de longas-metragens para atender a essa demanda crescente do público”, afirma uma das sócias da empresa, Sabrina Nudeliman Wagon. 
Já os dias finais da Rio2C foram de festival:
O filme “Berenice Procura”, suspense baseado no romance homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza, teve exibição em primeira mão, dentro da programação “Globosat Day”. Dirigido por Allan Fiterman, é estrelado por Claudia Abreu, Eduardo Moscovis, Vera Holtz, Emilio Dantas e apresenta o primeiro trabalho de Valentina Sampaio no cinema
Também houve a première de “Minotauro, no último dia da Rio2C, com presença do próprio lutador de MMA Antônio Rodrigo Nogueira e dos diretores do filme, Fernando Serzedelo e JC Feyer. O documentário foi produzido pela Hungry Man e coproduzido pelo Canal Combate, em parceria com o UFC. Os atletas Minotouro, José Aldo e Anderson Silva também estiveram por lá.
E mais:
O jogo eletrônico Pokemón Go espalhou personagens pela área da Rio2C para serem capturados pelo público;
O Festivália, reunião de oito festivais independentes de música do Brasil também aconteceu por lá, com shows de Emicida, Karol Conka, Tulipa Ruiz, Carne Doce e outros;
Em inovação, as atrações incluíram uma Game Zone com freeplay de PS4 e Xbox, meet & greet com jogadores de e-sports, como Sheviii, Gelli Clash e Rafifa, e a arena de experiências em realidade virtual XR Arcade;
Já a programação de audiovisual inclui uma apresentação dos integrantes do Porta dos Fundos e pré-estreias do documentário do canal Combate “Minotauro”, do filme do Canal Brasil “Berenice Procura”, da série de investigação da Universal “Rotas do Ódio” e da décima temporada da série infantil do Gloob “Detetives do Prédio Azul”.

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 18/04/2018

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Prêmio em Portugal


A agência de comunicação Superliga 66, que tem à frente o publicitário Edu Cury, foi a primeira da Paraíba a ser reconhecida no Prêmios Lusófonos da Criatividade, que aconteceu na última semana, em Lisboa, Portugal. Outros nomes do Brasil já haviam conquistador a premiação.

Ao todo, a agência que soma dez anos de trabalho na capital João Pessoa e também em Recife (PE), inscreveu três peças publicitárias no Lusófonos. Por competência, viu os três trabalhos inscritos serem finalistas e um deles premiado na categoria “rádio”: o spot “Samba do corretor”, desenvolvido para o cliente Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Paraíba (Creci-PB).

Sediado em Lisboa, este é o único festival de criatividade dedicado a premiar, homenagear e debater os mercados comunicação dos países de língua oficial portuguesa. As peças são escolhidas por um júri composto por profissionais da área. O Lusófonos já existe há cinco anos e enaltece o trabalho feito por agências, profissionais, estúdios e produtores em todos os países que comungam a nossa querida língua.

A agência paraibana foi premiada ao lado de outras importantes, reconhecidas também pelo seu trabalho criativo. Segundo o sócio e diretor de criação da Superliga 66, Edu Cury, o reconhecimento é fruto da qualificação da equipe e da confiança dos clientes. “Não existem barreiras para a comunicação. Toda a equipe procura estar sempre antenada às tendências, fazendo uso de criatividade e inovação para atender as demandas que surgem. Isso gera um grau elevado de confiança na relação com os clientes, a quem somos muito gratos pela parceria e liberdade de atuação”, avaliou.

O leitor da coluna pode conferir, por meio dos links abaixo, as peças inscritas e finalistas da Superliga 66 no Prêmios Lusófonos da Criatividade, bem como o spot “Samba do corretor”, vencedor do bronze na categoria “Rádio”.

Filme “Sua história no papel” para o cliente Gráfica JB: https://www.youtube.com/watch?v=UjE1HRcZzeM

Case “Dia do Gráfico” para o cliente Gráfica JB: https://www.youtube.com/watch?v=5dMu_47G2Ug

Spot “Samba do corretor” para o cliente Creci-PB: https://soundcloud.com/superliga66/samba-do-corretor


Coluna Meio de Propaganda – Portal Paraíba Total – 05/04/2018