quarta-feira, 18 de abril de 2018

Rio2C – O que vimos

Foto: Divulgação
Um evento grandioso destacando o audiovisual e os seus desdobramentos. Assim defino a Rio Creative Conference, uma extensão do já tradicional Rio Content Market. A Rio2C, numa abreviatura carinhosa e acertada, aconteceu entre os últimos dias 3 e 8, no Rio de Janeiro – é claro que em se tratando deste tema, a cidade não ia decepcionar.
Em miúdos, o que vimos na Rio2C? 
Lá vem textão!
O primeiro dia foi de boas-vindas e summit do Meio&Mensagem, canal referência quando falamos de publicidade e propaganda e, por isso, foi mais uma experiência engrandecedora para os profissionais da área que estavam por lá. A cerimônia de abertura teve homenagem ao empresário Roberto Medina, que apresentou, em primeira mão, o vídeo do novo projeto, um festival chamado “Zaytrons – Planeta de Andrômeda”, que vai misturar música, games, entretenimento e discussões socioambientais, a partir de uma temática alienígena. “As atividades criativas e culturais contribuem para o desenvolvimento do país, gerando renda e empregos. Não estamos fazendo a defesa de um setor. Estamos falando do que é fundamental para que o Brasil realize seu potencial e se torne o país com o qual sonhamos. O nosso desenvolvimento tem que ter, na economia criativa, um de seus pilares”, ele disse.
Entre os dias 4 e 6, aconteceram conferências diversas:
No segundo dia da Rio2C, os cantores Emicida, Karol Conká e Johnny Hooker contaram a relação que têm com a música. E, ainda, num debate transversal de música e audiovisual, o produtor musical Adam Anders, de “Glee”, “American Horror Story”, “High School Musical” e “Hannah Montana” relatou a experiência de criar canções para live-action, séries e filmes, além de contar um pouco mais sobre o novo desafio na criação de uma série musical autobiográfica;
Também envolvendo música, foram realizados os painéis: “Direito autoral & obra audiovisual”, “Direito autoral e sincronização”, “Políticas para a música”, “Com a palavra: as gravadoras”, “Com a palavra: os empresários”, e “Com a palavra: os produtores musicais”;
Já o produtor Ron Yerxa, fundador e diretor da Bona Fide Productions, destacou a trajetória no cinema independente, exibiu e debateu cenas finais de grandes filmes da produtora, como "Pequena Miss Sunshine", "Nebraska", "King of Hills" e "Election”.
E, da Creative Artist´s Agency (CAA), Nick Lafferty falou sobre o desenvolvimento e empacotamento de talentos, destacando a experiência com atores brasileiros no contexto internacional e comentando alguns casos de sucesso;
O painel “A arte da direção” refletiu aquela força da mulher brasileira, com as diretoras Amora Mautner, Carolina Jabor, Flávia Lacerda, Laís Bodanzky e Sandra Kogut debatendo estilos de dramaturgia, roteiro, relação com atores e desafios da carreira. Em inovação, os principais temas foram “Repensar a educação através dos games”, “Filosofia, mídias imersivas e teoria da simulação”, “VR e AR – Futuros possíveis”, “Vice e a cena maker”, “Além do livro: o futuro da educação” e “Inovação e transformação social”;
O canal de TV aberta SBT, por exemplo, se uniu às produtoras Mixer Films e à Formata Produções para apresentar novidades para este ano, como as séries “A Garota da Moto”, já em fase de produção, e “Z4”, novo projeto em parceria com a Disney Channel;
A HBO Latin America promoveu o painel “HBO apresenta – Novas Narrativas: Alta Qualidade”, onde o vice-presidente corporativo de Produções Originais da marca, Roberto Rios, ao lado de produtores e diretores, apresentou novas séries para o Brasil e abordou diferentes aspectos da parceria criativa e oportunidades no desenvolvimento das coproduções e produções por aqui;
Ainda sobre a HBO, a vice-presidente executiva global Amy Gravitt fez o painel “Comédia & Culturas”, explanando sobre o processo e desenvolvimento de comédias originais, as especificidades narrativas de diferentes culturas que demandam conhecimento local e como internacionalizar o gênero;
A Elo Company, que identificou que, em 2017, diversos conteúdos audiovisuais dirigidos ou protagonizados por mulheres quebraram recordes, surpreenderam o público e abocanharam as principais premiações globais, lançou o selo “Elas”, de olho nessa demanda, e se colocou à disposição de interessadas (que devem enviar os projetos para o e-mail seloelas@elocompany.com). O selo tem a atriz Camila Pitanga como madrinha e foi lançado com nove filmes contratados: “Amores de Chumbo”, de Tuca Siqueira; “A chave de casa”, de Simone Elias; “Aos olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo; “É tempo de amoras”, de Anahí Borges; “Fairplay”, de Malu Schroeder, e “Rir para não chorar”, de Cibele Amaral. Três documentários também estão selecionados para a primeira fase do projeto: “Meu querido supermercado”, de Tali Yankelevich; “Soldado sem arma”, de Maria Carolina Telles e “Torre das donzelas”, de Susanna Lira. A expectativa é que esses filmes cheguem ao público até 2020. “A Elo atua há 15 anos na vanguarda do audiovisual. Buscamos sempre criar pontes que amplifiquem o potencial comercial do conteúdo de nossos clientes. O selo busca aumentar o potencial artístico e comercial de longas-metragens para atender a essa demanda crescente do público”, afirma uma das sócias da empresa, Sabrina Nudeliman Wagon. 
Já os dias finais da Rio2C foram de festival:
O filme “Berenice Procura”, suspense baseado no romance homônimo de Luiz Alfredo Garcia-Roza, teve exibição em primeira mão, dentro da programação “Globosat Day”. Dirigido por Allan Fiterman, é estrelado por Claudia Abreu, Eduardo Moscovis, Vera Holtz, Emilio Dantas e apresenta o primeiro trabalho de Valentina Sampaio no cinema
Também houve a première de “Minotauro, no último dia da Rio2C, com presença do próprio lutador de MMA Antônio Rodrigo Nogueira e dos diretores do filme, Fernando Serzedelo e JC Feyer. O documentário foi produzido pela Hungry Man e coproduzido pelo Canal Combate, em parceria com o UFC. Os atletas Minotouro, José Aldo e Anderson Silva também estiveram por lá.
E mais:
O jogo eletrônico Pokemón Go espalhou personagens pela área da Rio2C para serem capturados pelo público;
O Festivália, reunião de oito festivais independentes de música do Brasil também aconteceu por lá, com shows de Emicida, Karol Conka, Tulipa Ruiz, Carne Doce e outros;
Em inovação, as atrações incluíram uma Game Zone com freeplay de PS4 e Xbox, meet & greet com jogadores de e-sports, como Sheviii, Gelli Clash e Rafifa, e a arena de experiências em realidade virtual XR Arcade;
Já a programação de audiovisual inclui uma apresentação dos integrantes do Porta dos Fundos e pré-estreias do documentário do canal Combate “Minotauro”, do filme do Canal Brasil “Berenice Procura”, da série de investigação da Universal “Rotas do Ódio” e da décima temporada da série infantil do Gloob “Detetives do Prédio Azul”.

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 18/04/2018

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