segunda-feira, 4 de julho de 2011

ANTARES: Conheça o vencedor da campanha “Dê um nome ao robô da Planc”


Resultado foi divulgado nessa sexta-feira, dia 01 de julho. Cerimônia de premiação será realizada em uma sessão do filme Transformers 3, especial para convidados.

A Construtora Planc, que atua nas principais capitais nordestinas, acaba de divulgar o grande vencedor da campanha “Dê um nome ao robô da Planc”. O criador do nome vitorioso, que leva para casa um iPad, foi Cristiano Augusto da Silva. A partir de agora o simpático mascote que vem animando os canteiros de obra da construtora e já apareceu em diversas peças publicitárias da empresa será conhecido pelo nome de Optimus Planc.

Fazendo uso das redes sociais Twitter, Facebook e Youtube, a empresa convidou os internautas a batizarem o mascote da empresa. A campanha teve início com a sugestão de mais de 600 nomes na primeira fase da ação. No segundo momento, cinco finalistas disputaram o prêmio final. Foram em torno de 8 mil votos nessa fase. Desses, 63,04% foram para o Optimus Planc. Os demais criadores dos demais finalistas Plancton (19,34% dos votos), Steel (9,27%), Titanium (6,7%) e Muke (1,64%) também receberão um prêmio surpresa.

A cerimônia de premiação acontecerá nessa semana e será em homenagem ao filme que inspirou a criação do robô da Planc. A construtora promoverá uma sessão especial de cinema do filme Transformers 3 – O lado oculto da Lua, em 3D, para convidados. O ingresso, a pipoca e o refrigerante ficarão por conta da empresa.
No evento, serão entregues os prêmios aos finalistas da campanha. Cristiano Augusto, que sugeriu o nome vencedor, conta como foi sua participação na promoção. “Sou viciado nas redes sociais e principalmente no Twitter, onde conheci a Planc. Achei a proposta interessante a partir do vídeo que criaram no YouTube buscando um possível nome para seu robô mascote", detalha o vencedor. Cristiano também conta como surgiu o nome vencedor. “Procurei estabelecer, através do nome Optimus Planc, a conexão entre Otimização, Credibilidade e Responsabilidade (ponto forte da marca), e assim, dentre 660 nomes, com grande alegria, consegui chegar entre os 5 finalistas”, comemora.


Nascimento do robô


Com o desafio de selecionar um ícone que representasse a Planc e desse um diferencial simbólico para a marca da empresa, a Antares Comunicação, agência de propaganda que vem atendendo a conta da construtora há quase 20 anos, começou o seu trabalho criativo em busca do personagem ideal. “O briefing previa um personagem que significasse força, tecnologia, presença, mas também que trouxesse aspectos humanos, com simpatia e carisma. Assim buscamos aproximá-lo do público, inclusive do infantil”, detalha o diretor de criação da agência, Sérgio Rique.
Baseado no filme Transformers, o robô nasceu da inspiração do diretor de criação da agência em uma visita a São Paulo. Ao ver duas gruas, que são uma espécie de guindastes utilizados em grandes obras, uma do lado da outra, Sérgio logo visualizou dois braços. Daí até chegar ao resultado final do robô foi um pulo. “Na verdade, o robô foi concebido como um “transformer”, ou seja, é uma grua que se transforma em um robô, baseado no filme Transformers”, detalha o diretor da agência.

O projeto do robô foi rapidamente aprovado pela diretoria da Planc. “O argumento da necessidade de um ícone que nos desse um diferencial simbólico foi fundamental. Outro argumento poderoso é que o cachê do Robô é muito baixo”, explica Sérgio, em tom de brincadeira.

A criação do robô foi tão bem aceita que já gerou diversos produtos. “O céu é o limite, há muita coisa fervilhando, mas ainda não podemos revelar”, confidencia o diretor da Antares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário