segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

É tempo de Fest


Imagem: Divulgação
Por aqui, na Paraíba, criou-se uma tradição. O ano já começa, para muitos, em clima de Fest Verão. Neste 2018, o Fest Verão Paraíba acontecerá em três domingos de janeiro, com shows de Bell Marques, Gabriel Diniz, Marília Mendonça e Anitta (dia 7), Saulo Fernandes, Wesley Safadão, Márcia Felippe e Vintage Culture (dia 14) e Léo Santana, Xand Avião, Henrique e Juliano e O Rappa (dia 21). O evento é, há 13 anos, o único festival de música desta estação, atraindo públicos de vários lugares, graças às atrações diversificadas e reconhecidas nacionalmente, e às grandes marcas que agrega – o que muito nos interessa aqui na coluna e sobre as quais falo hoje!

A consolidação do evento exigiu a consolidação da marca, que, nas três últimas edições, carrega a assinatura do designer Sérgio Sombra. À Meio de Propaganda, ele falou: "a primeira característica que notei ao começar a trabalhar para o Fest Verão é que a logo mudava a cada edição. Então, a ideia inicial foi criar uma única, assim como têm os festivais Lollapalooza e Rock In Rio. Na época, nós queríamos algo original, a logo atual foi toda feita à mão, os desenhos do sol, a fonte, a guitarra... Para isso, fiz uma longa pesquisa e consegui elementos diferentes do que já tinha sido feito”. Sombra ainda acrescentou: “a cada ano acontecem apenas pequenas variações na marca, mas a essência é a mesma, os desenhos, as fontes e as cores, que transmitem o calor do verão".

O grandioso festival não aconteceria sem a parceria de grandes marcas, como comentei no início do texto desta semana. O público que vai lotar a Arena Fest Verão neste ano, verá, por lá, além dos apoios da Prefeitura Municipal de Cabedelo e do Governo do Estado da Paraíba, as marcas Skol, Pepsi, Fusion, Old Par, Ketel One e Tanqueray – bebidas que serão servidas no longe Domus Hall, espaço “premium” do evento. Além destas, a Uninassau vai assinar outra área, o Camarote Vip. Mioche, São Braz, Korpus Academia e Ubaldo Seguros também estarão pela festa realizada por Domus Hall e Luan Produções. Antecipadamente, a coluna divulga aqui, ainda, os restaurantes que estarão compondo as áreas de alimentação do Fest Verão 2018. Com destaque para os sempre presentes Tanabata (culinária japonesa) e Tartaruga Burguer (sanduíches e lanches), também serão opções Pan Pizza, Krepe, Espeto Vip, Pastelão, Acarajé do Baiano, Turbo Lanches, Officina da Coxinha e Caldo Nobre, além da Lanchonete Domus.

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 08/01/2018

sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Estratégias de Verão


Imagem: Divulgação
Cada vez mais presente na vida do consumidor brasileiro – e do nordestino, em especial –, a marca de cervejas Itaipava, do Grupo Petrópolis, deu start na comunicação de verão e é tema da coluna desta semana.

Para este ano, o mote é “Viva 100 Verões em 1”. A proposta da Itaipava, através do desenvolvimento da campanha assinada pela agência Y&R, é convidar todos os consumidores a viverem com intensidade o que a estação mais quente do ano oferece. A ideia de integração se alinha às variadas opções da bebida que compõem a “família Itaipava”: Pilsen, Premium, Malzbier, Chopp e Zero Álcool.

“Viva 100 Verões em 1” tem microssérie no canal da Itaipava no YouTube, filmes para TV aberta, ações para o meio digital, projetos especiais em rádios e mídia exterior – a campanha demandou uma equipe de 120 pessoas e, só tal microssérie especial para o Verão contou com a participação de 280 figurantes e 38 atores principais. 

A garota propaganda da marca que dá corpo e voz à personagem “Verão”, Aline Riscado, surge em toda a comunicação. E há uma novidade: o “Horário da Verão”, programa estilo talkshow para o YouTube, em que ela conversa com convidados sobre como aproveitar da melhor forma a estação mais aguardada do ano, abordando temas como viagens, festas, beleza e moda.

Intimamente antenada às vibes de verão e Carnaval, a Itaipava é, ainda, a grande realizadora do Festival de Verão de Salvador, que acontece na Arena Itaipava Fonte Nova, na capital baiana, reunindo milhares de foliões, e também o nome que rege os disputados camarotes para os desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Para finalizar esta última coluna do ano, deixo uma dica para o Ano Novo do leitor: a Itaipava é uma das apoiadoras do Réveillon 2018 Arpoador, que acontece pelo quarto ano nas areias da praia do Cabo Branco, em João Pessoa (PB). A realização é do Arpoador Bar e Restaurante, com Arco Eventos. Aproveite esta experiência! Até o próximo ano!

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 29/12/2017

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O ano é nosso!

Foto: Reprodução
Com imensa alegria, aceitei o convite do Paraíba Total para escrever coluna sobre o que acontece no mercado publicitário, neste, que é um portal com conteúdo de economia e negócios. Assuntos relacionados! Vamos ao primeiro texto! Já que inicio a colaboração no mês de dezembro, por que não falar da agência que se destacou ao longo do ano?
 

GNC Publicidade, 2017 foi o nosso ano! Explico o termo “nosso”: o Meio de Propaganda completou sete anos e conquistou espaços relevantes na mídia paraibana – como este aqui – e a agência dos publicitários Gil Coutinho e Felippe Rocha, que já soma quatro anos no mercado, conquistou prêmios – estes, sempre tão relevantes.

A GNC, em breve, vai inaugurar nova sede, no bairro de Manaíra, em João Pessoa. E, para o endereço da Monteiro da Franca, já foram os troféus... Em 2017, a coleção da agência cresceu, graças a jobs feitos para o cliente Gráfica JB. No primeiro semestre do ano, durante o Festival de Publicidade de Gramado, a GNC conquistou o 1º lugar na categoria “Jornal/Revista”, levando o Galo de Gramado e o Grand Prix Esfinge Roberto Duailibi. Neste segundo semestre, conquistou o 1º lugar nas categorias “Impresso institucional” e “Internet” no Chapéu de Ouro, além do Grand Prix referente à primeira. 

Destaco um trecho do que Felippe Rocha publicou em sua rede social, sobre um ano tão surpreendente: “agradeço ao tempo por todas as conquistas alcançadas e à minha excelente equipe pelo empenho de sempre”. Em 2018, já sei que terei novidades da GNC para contar por aqui. Até lá!
Em tempo: o Galo de Gramado é uma premiação oficial enquadrada na lei da cultura e da arte como Patrimônio Histórico Cultural de Gramado (RS); a Esfinge Roberto Duailibi é o prêmio máximo do Festival de Publicidade de Gramado, o grand prix é uma homenagem ao fundador da Associação Latino-Americana de Publicidade – outra novidade deste ano é que Gil Coutinho também foi nomeado da Alap; e o Chapéu de Ouro é o prêmio da publicidade paraibana, promovido anualmente pelo Sistema Correio de Comunicação.
 
Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 22/12/2017