terça-feira, 16 de novembro de 2010

A “explosão” dos sites de compra coletiva

Páginas da Internet oferecem novo serviço de compra online

Marianna Vieira

Ao ser cadastrado num site de compra coletiva, o usuário pode adquirir ofertas com descontos que podem chegar até a 80%, segundo diversos anúncios. Isso é possível porque as ofertas, muitas vezes, dão preferência a serviços em vez de produtos. Serviços de estética, pratos na hora do jantar, e espetáculos são destaques.

Os grandes descontos são possíveis devido ao número elevado de compradores. Para que uma compra seja efetivada, é necessário um número mínimo de compradores interessados, que pode variar de vinte até cem pessoas ou mais, dependendo da oferta. É basicamente o mesmo sistema de compra em escala utilizado por grandes redes, todavia, realizado por pessoas comuns, através da Internet.

Os compradores interessados em determinadas ofertas, a fim de atingir as metas necessárias para que ela realmente funcione, se empenham em fazer propaganda a tempo das ofertas por meio das redes sociais, a exemplo do Twitter, Facebook e Orkut. Isso mesmo, as promoções têm um tempo limite que varia de um a dois dias, geralmente. Por isso a instantaneidade das ofertas.

Caso o número mínimo de compradores seja atingido, todos eles recebem um cupom que dá direito a usufruir do serviço no local. Caso não seja atingido o limite para fazer valer a oferta, as pessoas que se interessaram têm o valor ressarcido no cartão de crédito. Dependo da parceria, os sites promocionais chegam a lucrar entre 40% e 50% sobre o valor das vendas.

Apesar da novidade, que liga o narcótico poder de compra – a preços baixos – e interatividade, e do entusiasmo dos empresários do ramo, é bastante provável que a explosão logo se acalme. Isso devido ao grande número de novos sites que surgiram oferecendo o serviço de compra coletiva – forçando, quem sabe, alguns a até fecharem.

Pelo Brasil, já percebemos que alguns andam “perdendo o fôlego”. Talvez a tendência seja de poucos se estabeleçam a nível nacional, além do fortalecimento de alguns como alternativas locais.

2 comentários:

  1. Para quem gosta de sites de compras coletivas, segue a dica para acessarem o Esfera Urbana (esferaurbana.com.br). Bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Site que é bem bacana é o compracoletipb.com.br é um site diferente dos outros, tem movimento de banner`s que fortalece ainda mais as mídias dos anunciantes, diferente de todos os outros.

    ResponderExcluir