terça-feira, 8 de maio de 2012

Pauta: Brasil Sabor começa em João Pessoa, Campina Grande e Lagoa Seca

Já começou o maior festival gastronômico do mundo: o Brasil Sabor 2012. O evento acontece durante 30 dias em todo o país e na Paraíba participam 54 bares e restaurantes de João Pessoa (30), Campina Grande (22) e Lagoa Seca (02). O Brasil Sabor 2012 homenageia este ano a culinária italiana, com o tema "Quem tem boca, vai a Roma".
O lançamento do evento aconteceu na Estação Cabo Branco, na semana passada , com a apresentação do humorista Jessier Quirino e degustação de alguns dos pratos criados para o festival na área gastronômica. Em Campina Grande, a solenidade de lançamento será hoje, 8 de maio, no Garden Hotel, seguindo a mesma estrutura da Capital paraibana.
Os bares e restaurantes paraibanos participantes prepararam receitas especiais para o festival, que serão comercializados até o dia 3 de junho. A expectativa do presidente da Abrasel-PB, Marcos Mozzini, é que a movimentação nos estabelecimentos aumente em torno de 15% com relação a edição de 2011. “O evento foi criado para fortalecer o setor e divulgar a gastronomia paraibana. O sucesso do Brasil Sabor significa o sucesso dos empresários locais”, destacou.
Como acontece todos os anos, a Abrasel criou ações especiais para atrair mais público para os bares e restaurantes que participam do evento. Um deles é a promoção “Coma 4 e ganhe 1”. A mecânica da campanha é simples: na retirada de cupons do festival, distribuídos nos próprios estabelecimentos, o cliente ‘carimba’ cada vez que comer um dos pratos do festival. Após quatro carimbos, em estabelecimentos distintos, o cliente poderá escolher um deles para repetir a refeição gratuitamente. Com a cartela completa, e devidamente preenchida, ela deverá ser depositada numa das urnas nos estabelecimentos e o cliente participa do sorteio para uma viagem à Itália com acompanhante
Junto com esta ação, o cliente irá ajudar a escolher também o melhor prato do festival e o melhor garçom/atendente. A eleição do prato acontece através da quantidade de vezes que ele foi degustado. No caso da escolha do melhor garçom/atendente, no cupom existe um espaço para que a pessoa escreva o nome do profissional que mais gostou. O estabelecimento que elaborou o melhor prato irá ganhar uma máquina de Café Expresso (São Braz) com mais 300 saches, e o melhor garçom/atendente leva para casa uma TV LCD de 32 polegadas.
Todos os pratos do Brasil Sabor, estabelecimentos e receitas estarão disponíveis nos sites www.coma4ganhe1.com.br e www.brasilsabor.com.br.
O festival é uma realização da Abrasel, Governo do Estado e PBTur. O Governo Federal, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, RM Distribuidora e São Braz são os patrocinadores regionais; Ambev e Sebrae os patrocinadores nacionais; Prefeitura de João Pessoa, Assembleia Legislativa da Paraíba, Fecomércio, Garden Hotel, Gráfica JB, Dicoplast, Convention Bureau João Pessoa e Prefeitura de Campina Grande são os apoiadores regionais.
Ação solidária
Este ano o Brasil Sabor firmou uma parceria com as instituições Lar da Providência e a Casa da Criança Dr. João Moura, localizadas nas cidades de João Pessoa e Campina Grande. Na abertura do evento, dia 3 de maio em João Pessoa e 8 de maio em Campina Grande, representantes das duas entidades estarão recebendo doações voluntárias a partir de R$ 10.
A ação também será desenvolvida durante todo o evento. Urnas serão instaladas em todos os estabelecimentos participantes para o recebimento de doações voluntárias feitas pelos clientes. As doações serão recolhidas, semanalmente, pelas entidades.
A Abrasel-PB e Abrasel-CG escolheram essas duas respeitadas instiytuições pelo trabalho que desenvolvem, oferecendo condições de uma vida melhor para crianças e idosos. O Lar da Providência acolhe cerca de 140 idosos, e a Casa da Criança Dr. João Moura atende aproximadamente 170 crianças.
La Coccina em Campina Grande
Paralelo ao festival Brasil Sabor acontece, pela primeira vez na Paraíba, a La Coccina – Feira Nordeste de Equipamentos, Produtos e Serviços para Cozinhas, entre os dias 8 e 10 de maio, no Garden Hotel, em Campina Grande.
O evento irá reunir cerca de 50 fornecedores em uma área de 500 m2 e a expectativa é que 3 mil profissionais, entre empresários, arquitetos, designers, construtores e donas de casa, passem pela feira.
Durante os três dias, os visitantes irão entrar em contato com o que há de melhor e mais avançado no setor. A feira surgiu da necessidade de trazer para o Nordeste as tendências, novidades e lançamentos em produtos, equipamentos, acessórios e serviços para cozinhas industriais, comerciais e residenciais. A entrada é franca, com exceção das Aulas Show.
Um dos parceiros da La Coccina, o Senac irá promover Aulas Show com a presença de profissionais da área de gastronomia que irão elaborar receitas salgadas e doces. A atividade será realizada nos dias 9 e 10, no período da tarde e noite, e para ter acesso, os interessados deverão doar 1 kg de alimento não perecível e se inscrever na secretaria do evento. A programação completa pode ser acessada através do site http://www.lacoccina.com.br/
A La Coccina é uma realização da DW Eventos e Receptivos, Abrasel e PBTur. Apoiam o evento: Sebrae, Senac e Garden Hotel.

Confira a lista dos estabelecimentos participantes e os pratos do Brasil Sabor 2012

Lagoa Seca
Adega da Portuguesa Bacalhau a Vienense
Pôr do Sol – Moqueca de Tilápia a Pôr do Sol

Campina Grande
A Cabana do Possidônio – Carne de Sol ao Agreste
Baixinho – Bacalhau à Moda do Baixinho
Bar do Cuzcuz – Filé de Tilápia Grelhada
Bonaparte Escalopes Romano
Boteco – Frango à Grega no Espeto
Campina Grill Rigatoni a Roti
Chinatown – Camarão Xiang Gu
Chokit Hall – Filé folheado de frango ou carne
Divino Fogão – Chiclete de Camarão
Donatello’s Café – Lagosta ao Donatellos
Forno de Pizza Codorna ao Ragu
Gullas Salmon na Nata
Ki Pastel da Liberdade – Pastel à moda da casa
Mororó – Delícia de Macaxeira
Sapore DItalia Talharim a Sapore DItalia
Sushimi Uramaki Sushimi
Terraço – Picuí Carne de Sol
Tropeiros da Borborema Mignon de Sol Tropeiros da Borborema
Vila Antiga – Espaguete à Ruzzara
Villa Gourmet Capitania Gourmet

João Pessoa
A Cabana do Possidônio – Carne de Sol ao Agreste
Adega do Alfredo Risoto Ponta do Seixas
Arte da Pizza Pizza Nero
Baiano’s – Risoto de Abóbora com Carne de Sol
Bessa Grill Paella de Frutos do Mar
Blend Doceria Charlote Blend
Canoa dos Camarões – Camarão do Imperador
Capitão Farinha – Pizza Philippeia
Chopp Time – Canelone à Provençal
Citron Garoupa ao Forno
Coelhos Estupenda
Degustar Conchigliones Recheados
Dona Branca – Medalhão de Carne de Sol
Famiglia Muccini Bracciola
Fatia Grill Fatia Nordestina
Feijão Maravilha – Doce de Tomate em Calda
Gulliver – Filet à Toscana
Manaçaí – Tigela de Açaí com Mousse
Marítimos – Camarão à Gonzagão
Nau Frutos do Mar – Camarão Vaporetto
Osaka Gyoza
Picuí Praia – Filé de Sol Recheado
Pizza Do Paulista I Pizza Famiglia Viesti
Pizza Do Paulista II Pizza Famiglia Viesti
Real Botequim – Frango à Grega no Espeto
Rockabilly Cordeiro Especial
Sal e Brasa Carneiro ao vinho
Sapore DItalia Pizza Alla Napoletana
Sonho Doce – Tilápia do Engenho
Xica Pimenta – Nhocão Alla Xica Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário