Para isso, a I2
inteligência utilizou uma nova ferramenta de monitoramento de mídia, denominada NewsClipping, para elaborar uma análise de caso sobre as
menções relativas ao Lollapalooza 2013, em nível mundial, aferindo a audiência
do festival e das principais atrações. O estudo analisou as postagens em blogs,
portais de notícias, fóruns e redes sociais on-line,
no período entre 26 de março e primeiro de abril.
As modernas
ferramentas de monitoramento de mídias on-line
e sociais permitem que se façam pesquisas instantâneas de fatos cotidianos.
Dessa forma, empresas e instituições podem perceber novas tendências ou
movimentos ainda silenciosos”, explica o diretor de convergência
da I2 Inteligência, Zeh Guilherme.
Os escoceses do Franz Ferdinand apareceram, em seguida,
com 11,8% (758) do total de menções. Já os brasileiros do Planet Hemp ficaram em quinto com 10,3% (664) do total de citações
identificadas. Os roqueiros do Flaming
Lips figuraram na sexta posição com 9% (580) das citações.
Vanessa Maciel (Divulgação) |
Plataformas
mais utilizadas
A pesquisa da I2
Inteligência ainda apontou os blogs como a plataforma preferida entre os
internautas que escreveram textos e comentários sobre o Lollapalooza 2013. De
acordo com os dados, 31% das menções na internet sobre o festival saíram de sites pessoais.
Em seguida,
apareceram os portais de notícias com 29,2% das citações; o Twitter ficou na terceira colocação com
22%; o Youtube, com 6,8%, em quinto;
outras plataformas registraram 6% do total de citações. O Facebook, que era esperado em primeiro, apareceu com apenas 4,3%
das citações.
A surpresa foi
o Twitter, que, por possuir característica mais informacional, se mostrou forte
mesmo após várias pesquisas indicarem a diminuição do engajamento nesse tipo de
plataforma. Se esperava um bom volume de menções no Facebook, uma plataforma
que se engaja mais nos assuntos de entretenimento, mas percebe-se um baixo
volume devido à política de privacidade deste tipo de mídia”, explica a gerente de Projetos da empresa e especialista em marketing
digital, Vanessa
Maciel.
Ainda de acordo
com Vanessa, as políticas de privacidade da rede tornam acessíveis para as
ferramentas de monitoramento apenas conteúdos que estão disponíveis
publicamente.
Línguas
mais faladas
Por ser realizado
no Brasil, o português foi o idioma mais utilizado entre os internautas que
postaram conteúdos sobre o Lollapalooza. A língua nativa abrangeu 53,8% das
citações. Em seguida, veio o inglês com 31,3%; em terceiro, o espanhol, com 9,8% e 5,1% foram menções provenientes de outras
línguas.
O resultado mostra
que, cada vez mais, os assuntos e eventos do mundo físico são bastante repercutidos
no plano virtual. Muita gente postou informações nas mídias sociais, de dentro
do evento ou assistindo pela TV, o que só comprova o que se diz por aí: mídias
sociais são a ‘praça moderna’, onde as pessoas se juntam para comentar os
assuntos do dia a dia, comenta Vanessa Maciel.
Pioneirismo
A I2
Inteligência é pioneira na Paraíba em realizar e divulgar estudos de
monitoramento de mídia. No ano passado, a empresa apresentou uma análise
de caso, em nível nacional, sobre o grau de satisfação dos usuários das quatro
principais operadoras de telefonia móvel do país – Oi, Tim, Claro e Vivo.
Os números foram captados durante monitoramento das mensagens postadas por clientes no Twitter. De acordo com os dados, a Vivo foi a operadora que apresentou o maior grau de satisfação, enquanto que a Tim recebeu a maior quantidade de comentários negativos durante a avaliação. Já as companhias Claro e Oi foram as mais difamadas entre os consumidores insatisfeitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário