segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Atividades de desenho e pintura contribuem para estimular a criatividade

No último dia 17 foi comemorado o Dia da Criatividade. Considerada uma habilidade fundamental para quem quer se destacar no mercado de trabalho, a criatividade pode e deve ser estimulada no dia a dia dos profissionais com atividades simples, como a leitura de livros de ficção, a escolha por caminhos alternativos durante a ida e volta do trabalho - ver cenários diferentes pode ajudar as pessoas a terem novas ideias para o trabalho que realiza – e a prática de esportes, levando em consideração que as atividades físicas ajudam a oxigenar o cérebro.

O desenho e a pintura, muito usados por crianças e adolescentes nas aulas de educação artística na escola, também estimulam a criatividade e podem ser incorporados no cotidiano dos adultos, pois, por meio do desenho e da pintura, as pessoas expressam ideias que podem virar grandes projetos. Sentimentos e emoções também são colocados para fora, o que contribui para aliviar o cansaço do cotidiano.

A recomendação é da socióloga e consultora pedagógica da Faber-Castell, Lourdes Atié. “Todo adulto deveria ter uma caixa de canetinha, giz de cera e lápis de cor em sua mesa de trabalho para utilizar no intervalo de reuniões ou enquanto elabora de grandes projetos. Além de estimular a imaginação, esse exercício ajuda a combater o stress do dia a dia”, afirma a especialista.

Para as crianças e adolescentes, o desenho artístico é uma importante forma de comunicação e expressão e contribui para os processos de aprendizagem e de construção do conhecimento. “Ao desenhar e pintar, as crianças desenvolvem a coordenação motora, atenção e concentração, além da criatividade”, diz Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário