Diretor Presidente da Natura, Alessandro Carlucci (Divulgação) |
Maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, a Natura atingiu a receita líquida consolidada de R$ 6.345,7 milhões em 2012, com crescimento de 13,5% sobre o ano anterior. O EBITDA (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 1.510,7 milhões, aumento de 6,0% em relação a 2011, com margem de 23,8% e o lucro líquido somou R$ 861,2 milhões.
No Brasil, a receita líquida chegou a R$ 5.611 milhões, uma expansão de 10,3% sobre 2011. A estratégia de focar na ampliação da frequência de compra e da quantidade de produtos adquiridos pelos consumidores resultou na gradual elevação da produtividade média dos consultores e consultores, atingindo 2,9% no último trimestre frente o mesmo período de 2011. O número total de consultoras chegou a 1.573 milhão, com crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior. No Brasil, a rede cresceu cerca de 8%, somando 1.268 milhão de consultoras.
Confirmando a tendência de acelerada expansão, as Operações Internacionais encerraram o ano com o recorde histórico de participação na receita líquida total da companhia, representando 12,3%. Em 2012, a lucratividade das Operações em Consolidação (Argentina, Chile e Peru) totalizou R$ 78,4 milhões com margem EBITDA de 16,1% e as Operações em Implantação (México e Colômbia) aproximaram-se do ponto de equilíbrio. Isso reflete os importantes avanços na região, como o aumento do volume de produção local para cerca de 10% em dezembro e a estabilização do modelo Consultora Natura Orientadora (CNO) na Colômbia, Chile e Peru, além de ajustes na Rede de Relações Sustentáveis no México.
Em dezembro, a aquisição da marca Australiana AESOP, presente em 11 países, simbolizou mais um investimento consistente em nossa estratégia de longo prazo, possibilitando o acesso a uma marca expressiva e global com excelentes produtos oferecidos por meio de uma experiência única de compra em lojas conceito. Esse movimento dará uma maior exposição em mercados além da América Latina, permitindo ainda o compartilhamento de competências relevantes entre ambas as empresas.
No âmbito socioambiental, destacam-se a inauguração, em agosto de 2012, do Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA), em Manaus, que pretende estimular a formação de uma ampla rede de pesquisa sobre a região, envolvendo instituições de ciência e tecnologia locais, nacionais e internacionais e o início das obras do parque industrial em Benevides (PA), baseado em princípios ecológicos e que substituirá a atual fábrica local.
Por conta da atuação alinhada aos princípios da sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights .
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