segunda-feira, 27 de agosto de 2012

IVC registra aumento de 2,3% na circulação do meio Jornal no primeiro semestre

Publicações com preço de capa entre 1 e 2 reais tiveram a maior alta, com 2,8%. Títulos acima de 2 reais cresceram 2,3% e jornais até 99 centavos 1,8%.

Fonte: IVC

O meio Jornal teve crescimento médio de 2,3% de circulação no Brasil durante o primeiro semestre de 2012. A constatação é do Instituto Verificador de Circulação (IVC), órgão responsável pela auditoria de jornais e revistas no País. A alta foi impulsionada, em maior parte, pelo aumento nas vendas das publicações com preço de capa entre 1 e 2 reais, que avançou 2,8%. Veículos com custo por exemplar acima de 2 reais tiveram alta de 2,3% e o grupo de jornais vendidos por até 99 centavos teve elevação média de 1,8%. A média diária de circulação brasileira no período foi de 4.543.755 exemplares, novo recorde histórico para a auditor ia da entidade.
Nos últimos 12 meses, as distribuições por venda avulsa e por assinaturas tiveram praticamente a mesma evolução, registrando 2,7% e 2,6% respectivamente. A comparação de julho de 2011 a junho de 2012 com o mesmo período anterior aponta ascensão de 5,1% para os títulos comercializados por até 99 centavos e de 2,5% no grupo dos jornais que custam entre 1 e 2 reais. Os veículos que custam mais de 2 reais subiram, em média, 0,8%. Considerando esses índices, o crescimento médio do meio Jornal foi de 2,7%. O levantamento engloba toda a circulação paga auditada pelo Instituto.
"O bom desempenho dos jornais com preço de capa entre 1 e 2 reais é um movimento bastante importante. Este grupo inclui os principais títulos de alguns mercados regionais. No ano passado, já era perceptível um fortalecimento que se intensificou neste primeiro semestre", explica Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC. Para ele questões sazonais incidiram na performance dos jornais populares, diminuindo um pouco o avanço na circulação. "Esse cenário trouxe equilíbrio na distribuição entre assinaturas e vendas avulsas, principal forma de comercialização dos jornais com custo de até 99 centavos por exemplar", conclui.

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