quarta-feira, 7 de março de 2018

Mente sã em corpo são

Foto: Reprodução
“Anima Sana In Corpore Sano” ("Corpo Saudável em uma Mente Saudável") é um antigo provérbio latino que deu origem à Asics e à plataforma fundamental sobre a qual a marca se apoia até hoje. Ela foi fundada há mais de sessenta anos por Kihachiro Onitsuka e, atualmente, é líder no segmento de tênis de corrida, além de outros produtos para a prática esportiva.
Por que fiz essa introdução? Explico: porque a Asics anunciou, nesta semana, os novos nomes a integrarem a comunidade global de embaixadores de corrida Asics FrontRunners – trabalho que deve tomar ainda mais corpo e relevância ao longo deste ano. São sete brasileiros que contarão com o apoio da Asics para democratizar o esporte e promover o prazer pela prática, além de apoiarem o movimento "I Move Me", que captura a essência de filosofia da marca, “mente sã em corpo são”, inspirando as comunidades a aderirem um estilo de vida saudável.
O projeto foi criado em 2010, na Alemanha, e foi agregando cada vez influenciadores. Hoje, o grupo Asics FrontRunner está em 32 países e tem o desafio de compartilhar experiências, conhecimentos, rotinas de treino, dias de prova, diversão e amizades, seja offline, com a convivência nos dias de corrida, clubes e comunidades locais, como online, para as comunidades digitais.
O projeto conta com uma vasta gama de corredores, de diferentes idades e históricos, desde esportistas de performance àqueles que buscam estilo de vida, mas todos com o mesmo amor pelo esporte e entusiasmo para inspirar. Para a nova seleção, as inscrições estiveram abertas de 17 de janeiro até o último dia 11 de fevereiro. No total, segundo dados informados pela assessoria de imprensa da Asics, foram quase 4 mil candidaturas analisadas.
Os novos integrantes brasileiros são:
Thiago Rocha (RJ), maratonista, triatleta e engenheiro, de 36 anos.
Daniel Kuriu (PR): corredor, triatleta e fisioterapeuta, de 35 anos.
Evânia Cabral (MG): corredora e advogada, de 42 anos.
Fernanda Pileggi  (SP): corredora, nadadora, ciclista e publicitária, de 30 anos.
Larissa Fabrini (MG): triatleta, corredora e professora de Matemática, de 29 anos.
Paulo Victor Pereira (AL): corredor e estudante, de 22 anos.
Roberto Sobreira (RJ): corredor e educador físico, de 32 anos.
Conversei com a mineira Evânia Cabral (foto), que contou, com bom humor, como é representar a marca nesse projeto: “é difícil descrever... Estou muito feliz por fazer parte desse time. Feliz demais! Amo os tênis da marca e amo correr. Ser embaixadora da Asics no Brasil só fez aumentar esse amor! Uso os tênis de corrida desde quando comecei a correr, há mais de dez anos. Sou uma Asics Frontrunner! Agora, faço parte de um movimento global que se esforça para motivar, superar objetivos e inspirar a todos a buscar uma vida de mente sã em corpo são”.

Coluna Meio de Propaganda – Portal Paraíba Total – 07/03/2018

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Convite ao desfrute



Foto: Reprodução
Já que é Carnaval, lembrei-me do Litoral Sul da Paraíba, que tem folia e reserva surpresas agradáveis aos turistas. O leitor deve imaginar os cenários paradisíacos das praias e falésias, a culinária excelente, o contato com a natureza, a sensação de pé na areia e do banho nas águas do mar. Vamos além disso. Lá, conheci uma italiana de nascimento, a empresária Christine Brugger, que escolheu o Brasil – e, por fim, a Paraíba – para viver e empreender.

Christine é a pessoa à frente da pousada Oásis Tajaja, que fica na praia de Carapibus, no município do Conde, distante cerca de vinte quilômetros da capital João Pessoa, próxima às praias de Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba. Se ficou curioso, a palavra “Tajaja” tem origem na língua Aparai e significa “nome de um encantado e da música de flauta”. “A ideia é que, ao cruzar as nossas portas, o hóspede seja transportado para esse espaço encantado. E, para isso, os quatro chalés da pousada foram projetados pensando nos quatro elementos – fogo, terra, água e ar”, me disse Chris, como é carinhosamente conhecida pelos parceiros de empreitada turística, como o Ian, simpático instrutor do Quad Life, que conheci fazendo passeio de quadriciclo em rotas pelas praias do Litoral Sul. “Oásis Tajaja não é um nome comum e muito menos um lugar comum. É onde o sossego e a tranquilidade encontram o sol e o mar”, ela segue falando do trabalho que faz. Com uma equipe enxuta e atenciosa aos detalhes, o diferencial dela é garantir aos hóspedes um tratamento, de fato, especial. Equipe esta que, inclusive, a própria Chris faz questão de integrar, ao lado do marido.

“Mudei para o Brasil em 2006 e morei até 2013 no Mato Grosso do Sul. Ir para o Nordeste e trabalhar com turismo sempre foram os meus objetivos, pois amo praia, mar e sol. Administrar uma pousada no litoral era um sonho”, Chris revelou, satisfeita. O bom gosto para a decoração e para a culinária é forte qualidade da proprietária da Oásis Tajaja, o que acaba fazendo com que a pousada seja definida pelos próprios visitantes, no livro de registros que fica na recepção, como “encantadora”, “aconchegante”, “refúgio de tranquilidade”, “onde se encontra uma energia leve e harmônica, que serve de alimento para a alma”. Para onde quer que se olhe, o espaço é cheio de referências artísticas e naturais e foi pensado para quem quer descansar, se reenergizar, fugir do stress, ou simplesmente relaxar num fim de semana. “A Paraíba é linda, ainda pouco conhecida e está em desenvolvimento. Me atraiu total! Amo as praias virgens, rústicas e desertas, então a costa do Conde era o lugar certo para eu me instalar, pois as praias são mesmo paradisíacas, o centro urbano da capital fica a pouca distância”, concluiu Chris, a nossa conversa. Fica o convite ao desfrute...

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 09/02/2018

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Mais "Ostentação"

  As cantoras Simone e Simaria voltaram a ser os rostos da comunicação da Tim, em 2018. Já viu a nova campanha que está veiculando? Acredito que sim, afinal está em TV aberta e fechada, rádio, mídia impressa, digital e out of home!
O mote “Ostentação” segue o mesmo da campanha anterior do serviço pré-pago da operadora. A trilha “De Tudo” também segue – a composição havia sido para a primeira campanha estrelada por elas, em março do ano passado. Desta vez, o filme, gravado no Rio de Janeiro, se passa numa casa com as cantoras utilizando o serviço de ligações ilimitadas (a ostentação está aí) para convidar amigos para irem cantar e se divertir com elas.
A assinatura da campanha é das agências WMcCann e CuboCC e esta nova participação da dupla é fruto de uma parceria entre a Tim e a gravadora delas, a Universal Music – as empresas já têm uma parceria para o  desenvolvimento de novos negócios na música e já realizaram eventos como o Tim Music Urbanamente e o Tim Music no Samba.
Em entrevista, a diretora de Advertising e Brand Management da Tim Brasil, Ana Paula Castello Branco, diz considerar bem sucedida a parceria da marca com a dupla. “O vídeo da campanha de 2017 alcançou mais de 51 milhões de visualizações e nos rendeu o Prêmio Marketing Contemporâneo da Associação Brasileira de Marketing & Negócios. A escolha das cantoras está em total sintonia com as nossas ofertas e com o público que queremos impactar, além de estar associada à nossa estratégia de investir na música como pilar de comunicação da marca”, disse. Boa! 
Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 01/02/2018

quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Malas novas


Foto: Divulgação
É verão, férias ainda para alguns leitores, depois virá o Carnaval... Sempre época de viajar! Fiz este link porque viagem remete, inevitavelmente, à mala. E fiquei sabendo que a maison de malas de luxo do grupo LVMH (Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.) apresentou, neste mês de janeiro, nova identidade visual. É uma homenagem ao legado de 120 anos da marca e a torna mais aplicável às ações futuras, graças ao conceito mais atemporal que adota, a partir desta atualização comemorativa.

A nova identidade já está em todas as comunicações e canais da Rimowa e será incorporada aos produtos a partir do próximo mês de junho. O desenvolvimento foi colaborativo entre o estúdio de design alemão Bureau Borsche e a agência de design Commission Studio, na Inglaterra. A Rimowa, então, selecionou uma tipologia de fonte que é versátil e reflete o luxo funcional de suas malas. O logo e o monograma vêm acompanhados por outras ferramentas visuais: paleta de cores atemporal (preto, branco e cinza), sistema padrão modular de ranhuras, marca exclusiva da Rimowa e coordenadas que representam a localização de uma experiência significativa para a grife e seus funcionários, um registro da jornada única. As embalagens serão redesenhadas e os pontos de vendas renovados – no Brasil, além da loja virtual, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba. A primeira loja no formato pop up inaugurou esta semana em Beverly Hills.

Com tudo isso, o objetivo é criar uma experiência digna dos produtos Rimowa. O ponto comum do monograma é inspirado nas icônicas torres presentes no topo da Catedral da Colônia, cidade da sede desde a fundação da grife – as curvas angulares fazem referência às formas industriais das malas atuais.
Se o leitor acompanhar o histórico de atualizações da marca Rimowa – vale dar um Google se não estiver na lembrança –, verá que a versão 2018 é, de fato, uma renovação, se comparada às anteriores, que tem mais detalhes, e se aplica ao novo conceito de atemporalidade pretendido. Aprovada!

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 25/01/2018

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

É simples ser feliz


“É simples ser feliz”. Este é o conceito da campanha institucional “quentinha” – aqui o leitor me permite fazer a analogia – da rede Pão de Açúcar, que estreou esta semana. Conceito este que volta a ser trabalhado para ser reforçado, já que havia sido na última comunicação de Natal da marca. A propósito, ele vai guiar todas as iniciativas e a comunicação da marca neste ano de 2018.

A campanha nova tem criação da agência BETC/Havas e convida as pessoas a serem mais felizes no dia a dia, mostrando momentos únicos que transformam o cotidiano e tornam a vida mais leve e alegre. Ela teve início na última segunda-feira, com o filme institucional (em versões de 30 e 60 segundos) sendo veiculado em canais da TV a cabo e salas de cinema, além de spots para rádios, comunicação interna para as lojas e peças online – a música “É simples ser feliz” faz o embalo, resgatando o histórico de musicalidade nas campanhas da marca. E, como a estreia aconteceu bem no verão, a campanha remete à estação, com momentos ao ar livre, em praias e piqueniques, valorizados pela iluminação nítida e solar com cores alegres e otimistas. Veja o VT no perfil da marca no YouTube.
 
A gerente de marketing do Pão de Açúcar, Maria Cristina Merçon comentou que, para a criação, houve uma reflexão acerca do novo momento da marca “Pão de Açúcar”, mais voltada à experiência e ao fortalecimento do vínculo emocional com os clientes. “Esse direcionamento vem se fortalecendo nas várias ações realizadas nos últimos meses, como a reforma em lojas, o relançamento do aplicativo ‘Pão de Açúcar Mais’, a criação do programa de descontos personalizados ‘Meu Desconto’ e na valorização da experiência multicanal de nosso cliente, que tem à disposição as lojas físicas, o e-commerce e um app completo para se relacionar com a marca”, disse.

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 19/01/2018

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Resultados da campanha Multitelei

 
Imagem: Reprodução
Ainda em tempo de retomar resultados de 2017, eu comento, nesta coluna, sobre os da campanha “Multitelei”, da operadora Net. Ela leva a assinatura da agência Talent Marcel, teve a participação da cantora Karol Conká e versa sobre o cenário atual em que as pessoas estão conectadas por diversos dispositivos, como TVs, computadores, smartphones e tablets.
 
De acordo com dados divulgados pela assessoria de imprensa da marca, os resultados da operadora para o ano em que foi trabalhada a campanha são: maior penetração no mercado de Internet fixa, liderança em TV por assinatura e na oferta de conteúdo em alta definição – são mais de 95 canais, sendo alguns lançados no ano passado: Food Network, Arte 1, Comedy Central, Nick Jr, AMC, Discovery Civilization, Discovery Science, Nat Geo Kids, TV Rá Tim Bum, TBS, Woohoo, entre outros. Além disso, a experiência multitela vem ficando cada vez mais personalizada – dá para postar dicas de programação no Facebook direto do controle remoto da TV e consumir conteúdo offline nos devices com o “download to go” (para o sistema Android).

A Net, ainda em 2017, aprimorou os serviços especialmente para São Paulo. Por exemplo: os clientes assinantes da operadora na cidade contam com o “Replay TV”, um recurso que permite voltar do início o conteúdo que está sendo visto, ou acessar os exibidos em até sete dias no guia de programação. Torço para que, em 2018, a operadora expanda as novidades nos serviços para mais lugares no nosso Brasil – claro, com mais uma campanha criativa de divulgação, ou até uma nova versão da “Multitelei”, para voltar a ser tema aqui da coluna.

 Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 11/01/2018

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

É tempo de Fest


Imagem: Divulgação
Por aqui, na Paraíba, criou-se uma tradição. O ano já começa, para muitos, em clima de Fest Verão. Neste 2018, o Fest Verão Paraíba acontecerá em três domingos de janeiro, com shows de Bell Marques, Gabriel Diniz, Marília Mendonça e Anitta (dia 7), Saulo Fernandes, Wesley Safadão, Márcia Felippe e Vintage Culture (dia 14) e Léo Santana, Xand Avião, Henrique e Juliano e O Rappa (dia 21). O evento é, há 13 anos, o único festival de música desta estação, atraindo públicos de vários lugares, graças às atrações diversificadas e reconhecidas nacionalmente, e às grandes marcas que agrega – o que muito nos interessa aqui na coluna e sobre as quais falo hoje!

A consolidação do evento exigiu a consolidação da marca, que, nas três últimas edições, carrega a assinatura do designer Sérgio Sombra. À Meio de Propaganda, ele falou: "a primeira característica que notei ao começar a trabalhar para o Fest Verão é que a logo mudava a cada edição. Então, a ideia inicial foi criar uma única, assim como têm os festivais Lollapalooza e Rock In Rio. Na época, nós queríamos algo original, a logo atual foi toda feita à mão, os desenhos do sol, a fonte, a guitarra... Para isso, fiz uma longa pesquisa e consegui elementos diferentes do que já tinha sido feito”. Sombra ainda acrescentou: “a cada ano acontecem apenas pequenas variações na marca, mas a essência é a mesma, os desenhos, as fontes e as cores, que transmitem o calor do verão".

O grandioso festival não aconteceria sem a parceria de grandes marcas, como comentei no início do texto desta semana. O público que vai lotar a Arena Fest Verão neste ano, verá, por lá, além dos apoios da Prefeitura Municipal de Cabedelo e do Governo do Estado da Paraíba, as marcas Skol, Pepsi, Fusion, Old Par, Ketel One e Tanqueray – bebidas que serão servidas no longe Domus Hall, espaço “premium” do evento. Além destas, a Uninassau vai assinar outra área, o Camarote Vip. Mioche, São Braz, Korpus Academia e Ubaldo Seguros também estarão pela festa realizada por Domus Hall e Luan Produções. Antecipadamente, a coluna divulga aqui, ainda, os restaurantes que estarão compondo as áreas de alimentação do Fest Verão 2018. Com destaque para os sempre presentes Tanabata (culinária japonesa) e Tartaruga Burguer (sanduíches e lanches), também serão opções Pan Pizza, Krepe, Espeto Vip, Pastelão, Acarajé do Baiano, Turbo Lanches, Officina da Coxinha e Caldo Nobre, além da Lanchonete Domus.

Coluna Meio de Propaganda - Portal Paraíba Total - 08/01/2018